Queres privacidade ? Então apaga a tua conta de Facebook.

?>

Com as mais recentes mudanças no Facebook, alguns me perguntam:

– Como posso tirar a minha actividade do ticker para que todos não vejam tudo o que faço, sejam comentários, likes, etc ?

A resposta é simples: não dá.

Mark Zuckerberg assim decidiu e essas são as regras do jogo. Lamento mas se queres privacidade o melhor é sair do Facebook ou qualquer outra rede social. A partir do momento que lá estás e sejas induzido, quer seja através das tuas emoções, ligações de amizade e familiares, a interagir com os outros, ou outra razão qualquer, tudo isso estará visível para os teus amigos no mínimo.

Mas há mais. Eles podem ter imensa informação sobre ti consoante a tua actividade. Em certos casos, até podem conhecer-te melhor que tu próprio.

Por isso não é só a tua actividade que pode ser visível para os outros. Eles trabalham essa informação não só para quem publicita mas também para te proporcionar um melhor serviço.

Há vários pormenores que escapam à maior parte das pessoas, mas que outros podem obter através da visualização de um simples perfil.

Por exemplo, até ao perfil anterior (aquele sem a cronologia/timeline que foi introduzido recentemente), através da barra lateral dos teus amigos, podíamos saber quais os amigos que mais interages no Facebook. Como ? É simples.

O Facebook quer apresentar os melhores e verdadeiros amigos em primeiro lugar no teu perfil, e por isso usa um algoritmo que analisa com quem tu fazes mais comentários, likes, ou até mesmo mensagens privadas e chat, apresentando primeiro esses “amigos”. Assim é possível, através perfil, ver com quem mais interages, mesmo que não queiras.

Por muitos comunicados ou entrevistas que Zuckerberg faça para dizer que está preocupado com a privacidade de cada um, não passa disso. Aliás, em breve será uma empresa cotada na bolsa, e é normal que tenha preocupações ao nível da sua imagem.

Mas todos sabemos (pelo menos a quem conhece a história ou viu o filme “Social Network”) que a génese do Facebook é precisamente o contrário. Está no seu DNA.

Posts Relacionados

A tua vida num vídeo
0 shares

Sobre Mim

Hello. Sou Jorge Reis.

Hello. Sou Jorge Reis.

Gosto de coisas simples. Desde 1997, o meu site já teve um pouco de tudo. Sendo sempre o eco do que me vai na alma. Por isso eu sou um pouco de todo o seu conteúdo.
Hello. Sou Jorge Reis.